top of page
Buscar

O que é a Arquitetura Bioclimática e por que você não deveria construir sem ela

  • studiobloco16
  • 28 de abr.
  • 3 min de leitura
ree

Ao visitar a casa de algum parente ou amigo, você certamente já ouviu reclamações como:


"A casa é quente demais."

"A casa é fria demais"

"A casa é escura demais."

"Esse quarto é muito abafado."


Parece familiar, né?


Mas, existe alguma forma de impedir que situações como essa se repitam na casa que você decidiu construir para a sua família?


A resposta é sim. E a solução é o uso das técnicas da Arquitetura Bioclimática - uma especialidade do Studio Bloco 16 e que está presente em todos os nossos projetos.


Esse é o tema de estreia do blog e do nosso canal no Youtube. E você pode escolher consumir esse conteúdo em vídeo ou em formato de texto.





Vamos partir do entendimento de que a sua futura casa está inserida em um terreno, em uma determinada região da cidade. Diversos fatores climáticos influenciam esse terreno e agem sobre ele: vento; chuva; iluminação; a paisagem urbana ao redor; a dinâmica das construções no dia a dia daquela região...


A arquitetura bioclimática é aquela que considera e estuda todos esses fatores e os utiliza a favor do projeto, adaptando-o de forma a criar uma casa mais agradável e econômica com esses recursos naturais disponíveis.


Ficou meio complicado? Vou te dar alguns exemplos:


Exemplo 01: A ventilação natural.

Pode ser que você não saiba, mas todo terreno tem o seu vento predominante. Esse é o lado por onde o vento entra, e o lado por onde ele sai.

Para uma região quente é super interessante que o vento entre na casa, permitindo que ela esteja com o ar sempre fresco e com uma temperatura mais amena.

No entanto, em uma região fria, pode ser terrível ter uma entrada direta do vento que irá diminuir ainda mais a temperatura interna do ambiente.

Consegue ver como um mesmo recurso natural pode ser utilizado de diferentes formas?

Entendendo esse processo, posso projetar a sua casa, posicionando ela de maneira a permitir ou bloquear a entrada de vento.


Exemplo 02: A iluminação natural

Quando falamos em iluminação natural, precisamos entender que o posicionamento do sol, em relação ao seu terreno, irá interferir diretamente no seu projeto.

Não faz sentido, por exemplo, instalar uma piscina em um local de sombra predominante, da mesma forma que não é nada cômodo ter um quarto recebendo o calor do sol durante o dia inteiro e se transformando em um forno.


Esses são apenas dois itens que, além de trazer conforto e bem-estar para os moradores, também podem interferir diretamente na economia de energia da casa - note que não estamos falando de painéis solares nem de qualquer outra tecnologia que precise ser adquirida e instalada, e sim do uso de recursos naturais gratuitos que vão te libertar do uso de ar-condicionado e climatizadores.


Na arquitetura bioclimática, essas situações são observadas para que possamos utilizar técnicas que permitam um melhor aproveitamento delas, resolvendo questões como:


  • Posicionamento da casa no terreno

  • Onde e por que ter aberturas

  • Como fazer a troca de ar do ambiente de uma maneira melhor


Tudo isso é resolvido através de técnicas centenárias da arquitetura, que, com o tempo, foram sendo deixadas de lado - seja por descuido, seja pela nossa dependência crescente das tecnologias..


A arquitetura bioclimática é o começo de qualquer projeto inteligente, confortável e mais econômico.


No Studio Bloco 16, ela é um é um dos pilares de todos os nossos projetos.


E se você quer construir de uma forma melhor, trazendo mais economia e bem-estar para sua família. Vai ser um prazer conversar sobre a sua casa. 🌱


 
 
 

Comentários


(67) 9 9680-4735

CNPJ: 50.658.040/0001-01

Campo Grande - MS - Brasil

©2021 por Studio Bloco 16 - Arquitetura & Design

bottom of page